segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Soja x Fitoestrógenos

A soja contém altos níveis de fitoestrogénos, conhecidos como isoflavonas, além de genisteína e daidzeína que estimulam e bloqueiam o hormônio estrógeno, tornando-o um desregulador endócrino natural, isso porque causa efeitos adversos sobre a saúde num organismo intacto, sua descendência e/ou subpopulações. Esse alimento tornou-se um opcional para pessoas que não toleram laticínios mesmo não sabendo que a soja é a segunda alérgia mais comum. Também, possui fitatos que bloqueiam a absorção de minerais pelo corpo e inibidores de enzima que atrapalham ou não permitem a digestão de proteínas e hemaglutinas as quais fazem as hemácias se aglutinarem dificultando a absorção de oxigênio e retardando o crescimento.
Já é sabido por anos que os fitoestrógenos da soja deprimem a função da tireóide. No Japão, pesquisa de 1991 mostrou que 30g de soja por dia resultam num grande aumento de hormônio estimulante da tireóide. Isso pode causar bócio, hipotireoidismo e doença autoimune da tireóide (síndrome de Hashimoto). Administrado em crianças gera amadurecimento tardio no caso dos meninos e desenvolvimento precoce nas meninas, já na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento cerebral do feto.Uma doença comum causada pela dieta à base de soja em crianças é a Telarca precoce, que é o desenvolvimento mamário antes dos oito anos de idade e é diagnosticada normalmente durante os dois primeiros anos de idade, devido à persistência de secreção de gonadotrofinas hipofisárias na infância, e após os 6 anos de idade, devido à antecipação da produção puberal ovariana de estrogênios e/ou o aumento da sensibilidade dos receptores destes hormônios aos baixos níveis circulantes. Geralmente é uma condição autolimitada, com taxa de regressão variando de 30 a 60% após um ano e meio de evolução. Contudo há relatos de desenvolvimento sexual em meninos associada ao uso de algumas substâncias como o dietistilbestrol (DES), cremes ou tônicos capilares contendo 17-alfa-estradiol e fitoestrógenos, que pode perfeitamente explicar essa aceleração hormonal em meninas de mesma idade.
Um fato interessante diz respeito aos japoneses, que comem grandes quantidades de soja e, como resultado, têm baixos índices de câncer de seio, útero, cólon e próstata. Daí, se constrói a idéia que a soja é um alimento saudável. Entretanto um estudo de 2000 mostrou que um homem japonês típico ingere cerca de 8g (duas colheres de sopa) por dia, nada semelhante aos 220 g que um ocidental consumiria comendo um pedaço de tofu e dois copos de leite.
Há também relatos de fitoestrógenos desencadeando epidemia de puberdade precoce e vários estudos em animais, nos quais estas substâncias levaram à infertilidade em ovelhas e alteração do comportamento sexual em ratos. Vale lembrar que, no Reino Unido, os estudos são amplos e já confirmaram, por exemplo, que a fórmula infantil de soja (único alimento de 6.500 bebês atualmente) tem um efeito estrogênico em ratos.

Sena, R. T. N.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000300021&lang=pt
http://correcotia.com/soja/soja01.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000900013&lang=pt


Um comentário:

Sara disse...

Eu acho que enquanto se pode comer coisas naturais frescos é importante, devemos ser capazes de fazê-lo para sempre, é porque temos que considerar essas coisas antes de escolher um restaurante que é por isso que sempre comer a la caballeriza